A equipe do LAPArq participou da escavação que ocorreu no Sambaqui Morro do Ouro nos meses de Julho e Agosto de 2019, na pesquisa internacional The Atlantic Forest Archaeological Project: the origin of plant cultivation in the world most threatened tropical biome, coordenado pelo Doutor em Arqueologia André Colonese, com apoio da National Geographic Society.
A pesquisa visa entender um pouco mais sibre o processo de formação do sítio, o sistema de caça e coleta ou se, de alguma forma, envolvia o cultivo dos habitantes do sambaqui Morro do Oro, isto é, se produziam o próprio alimento.
Nas pesquisas que ocorreram anteriormente no sambaqui, foram encontradas vários sepultamentos entres as camadas do sítio. De acordo com o Doutor André Colonese, exames patológicos ósseos, do tártaro dentário e de agentes patógenos dos indivíduos encontrados no sambaqui em escavações anteriores,os quais indicaram o consumo de plantas. Serão realizadas análises de diferentes tipos para entender melhor o que estava acontecendo no sítio arqueológico.
Comments